O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

sábado, 5 de abril de 2014

San Andres: Que moeda levar?

Para essa pergunta não tenho uma resposta exata e tenho certeza que pode variar muito conforme a flutuação dos valores do câmbio. Antes de viajar pesquisei muito em fóruns da internet em busca de relatos de outros viajantes para saber o que compensava mais e no meu caso, valeu a pena levar o dólar e trocá-lo por pesos colombianos em San Andres, por três motivos: 1) na troca por pesos colombianos (moeda oficial da ilha) pagavam mais pelo dólar do que pelo real; 2) o dólar é melhor aceito em casas de câmbio; 3) Há muitos estabelecimentos que aceitam o dólar como forma de pagamento. 4) Comprar pesos colombianos no Brasil é muito mais oneroso que comprar dólar. (isso se você achar uma casa de cambio que faça a venda...) 


1000 pesos colombiano valem cerca de R$ 1,40. Essa foi a conta simplificada que fizemos pois nos cálculos deve-se incluir taxas de saque e conversão. (valores na data da viagem em Abril/2014). Se você pensa em levar real, não se preocupe! No aeroporto de Bogotá há muitas casas de câmbio que fazem a troca por reais, mas atenção: para trocar reais deve-se trocar em Bogotá, pois em San Andres troca-se apenas dólar na maioria das casas de câmbio. Antes de ir viajar comprei dólar em uma casa de câmbio de minha cidade e liguei no banco para desbloquear o cartão de débito e crédito. (atenção viajantes de primeira viagem: ligar no banco para autorizar o uso dos cartões no exterior é indispensável!).

Ao fazer suas compras ou saques no exterior tenha em mente que há taxas cobradas pelo seu banco. Abaixo estão as taxas que foram cobradas pelo Banco Itaú em Abril de 2014:

- Gastos ou saques no cartão de crédito ou débito no exterior: Valores são convertidos em dólar e assim se chega ao valor base em real, conforme cotação utilizada pelo banco, + IOF de 6,38% sobre o valor gasto/sacado. A diferença é que o banco cobra adicionalmente uma taxa de saque, sendo que no caso do meu banco foi cobrado o valor de R$ 20,00 para saques no cartão de crédito e R$ 9,00 no caso de cartão de débito. Outra vantagem do cartão de débito sobre o cartão de crédito é que o valor do câmbio utilizado é aquele vigente no momento da compra e no caso do cartão de cartão de crédito é o utilizado no momento do encerramento da fatura.

- Dinheiro em espécie: Vale lembrar que as compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro seguem com alíquota de 0,38%, mesmo com a alteração do Governo no final de 2013. Por tudo isso, contata-se que levar dinheiro em espécie continua sendo a opção menos onerosa ao viajante. A desvantagem, em minha opinião, é a insegurança de andar com dinheiro em mãos.

Quanto dinheiro devo levar? 

Tenho certeza que muitos irão se perguntar sobre isso, mas isso é bem relativo não é mesmo?! Na medida do possível irei descrever meus gastos com passeio, alimentação e compras durante os posts que estão por vir sobre a viagem.

21 comentários:

  1. Fico ansioso pra ter uma noção de quanto devo levar. Vamos ficar apenas 3 dias, mas queremos fazer compras perfumes, roupas e bebidas lá em ADZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela visita. Isso é tão pessoal não é mesmo? Mas você pode conferir nossos posts sobre "restaurantes na ilha" e "compras na ilha".Há mais de 10 postagens sobre san andres no blog e eu coloquei o preço de tudo que gastei. Recomendo a leitura desde o começo de todas as postagens. Dá uma olhada em tudo e se tiver mais alguma dúvida me escreva, ok? Abraço e lembrando que estamos também no instagram @viagemdeverdade

      Excluir
  2. Irei para San Andres em Setembro/14. As dicas dadas aqui me ajudarão muito. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aldair. Uma ótima viagem para você e qualquer dúvida conte com a gente. Lembrando que também estamos no instagram: @viagemdeverdade. Abraço

      Excluir
  3. quanto levar para uma viagem de 8 dias? 1000 dólares dá?
    e euros, é fácil trocar em San Andres? tenho alguns e estou pensando em levar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, São mais de 100 dólares por dia. Dá e sobra pra comer e fazer os passeios se for uma viagem de casal. (Claro que depende da sua disposição para gastar no comércio da ilha né?). Leva isso e se precisar usa o crédito. Hoje em dia nem dá tanta diferença mais. Euros não troquei mas dólar é muito bem aceito nas casas de câmbio de Bogotá e San Andres. Obrigado pela visita no blog e espero que as 12 postagens te ajudem bastante. Abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já li vários blogs sobre San Andres e descobri o seu. Vou agora no carnaval e ainda estou preocupado com a troca de moeda, já que em cada blog leio uma coisa diferente. Li em outros sites que dá pra trocar real tranquilamente nas casas de câmbio do centro de San Andrés, já você recomenda levarmos dólar se quisermos trocar na ilha.
    Li também em outro lugar que mesmo que se leve real para trocar no aeroporto de Bogotá, há um limite de R$ 200 por pessoa.
    Eu não queria ter que comprar dólar no Brasil para depois trocar para COP, pois perde-se muito nessas trocas.
    Realmente é difícil trocar real na ilha? Você tentou e não conseguiu? Imagino que o dólar seja mais fácil, mas minha preocupação é se não há como trocar real ou se dá sim. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Atenção viajantes: Não estão aceitando mais reais nas casas de cambio do centro da ilha! NA ILHA SOMENTE É ACEITOVREAL NO AEROPORTO! Outra coisa: É mais vantajoso trocar real x pesos no Brasil. Seguem as cotações que tive informação:
    Aeroporto de Brasilia: BRL1,00 = COP764 e BRL 1,00 = COP 630
    Aeroporto da Cidade do Panamá: BRL 1,00 = COP 600 e BRL 3,95 = USD 1,00
    Aeroporto de Bogotá e San Andrés BRL 1,00 = 629 COP
    COP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber a média em pesos para levar iremos fevereiro 2016. Não quanto devo comprar. Se comprar aqui faz muito volume? Muita nota pelos tanto de zero que possuem, não tenho noçao. Quando fui para cancun eu levei 6 mil pesos mexicanos e 3 mil dolares. Os pesos deram para comer os 10 dias. Mas ficarei 6 dias em san andres não tenho noção, quero levar grana para comer la apenas.achei pesos aqui em são paulo.

      Excluir
    2. Gostaria de saber a média em pesos para levar iremos fevereiro 2016. Não quanto devo comprar. Se comprar aqui faz muito volume? Muita nota pelos tanto de zero que possuem, não tenho noçao. Quando fui para cancun eu levei 6 mil pesos mexicanos e 3 mil dolares. Os pesos deram para comer os 10 dias. Mas ficarei 6 dias em san andres não tenho noção, quero levar grana para comer la apenas.achei pesos aqui em são paulo.

      Excluir
  7. Eles aceitam o dólar antigo tranquilamente tanto em San andres como em Bogotá ?

    ResponderExcluir
  8. Olá galera estou programando minha viagem com minha esposa e meus dois filhos para passar 5 dias em San Andrés e estou muito confuso em relação às moedas e quanto devo levar R$ 1.000,00 será que dá? Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde! Vou para San Andres em Janeiro de 2015, mas com a alta do dólar, estou preferindo comprar os pesos colombianos por aqui mesmo, já que não irei fazer escala em Bogotá e sim no Panamá. Quanto de peso colombiano vc acha que devo levar para gastar por dia? Desde já agradeço! :)

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, pessoal. Estou indo para San andres em janeiro de 2015, não sei se levo em Dólar ou em reais. Estou bem sem noção quanto a isso.

    ResponderExcluir
  11. GENTE PELO AMOR DA DEUSA. NAO COMPREM PESOS NO BRASIL! Vale muito mais a pena comprar dolar aqui e trocar por pesos lá. Infelizmente. Tenho parente vivendo lá. 1 dolar tá, em média, 3.300 COP, com tendência a subir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Rafael. Mas onde devo trocar os dolares em San Andres para ser mais vantajoso? Onde eles pagam melhor pelo dolar?

      Excluir
    2. Rafael onde comprou peso lá com dólar?

      Excluir
  12. Ou quando vc fala em levar dolar, eh para pagar os restaurantes, passeios, etc diretamente em dolar?

    ResponderExcluir
  13. Oi Ricardo. Em san andres não sei o melhor local de trocar. Eu sempre levo tudo em
    Dinheiro ( facilita a vida e evita pagar mais impostos). Até porque é impossível fugir de levar dinheiro em papel. É mais arriscado, por causa da segurança. Sugiro que você procure uma casa de câmbio na internet perto do seu hotel, um local que não seja muito longe e você possa Ir de taxi e voltar de taxi. Nunca troque dinheiro na rua. Nunca deixe alguém
    Te arrastar para uma casa de câmbio ou deixe o taxista te indicar ( eles geralmente estão ganhando comissão com isto) e a coisa acaba saindo mais cara. Nao pague as coisas com dolar. Algumas lojas( principalmente eletrônicos ) até aceitam, mas cobram preços abusivos. Vale mais a pena trocar por pesos para conseguir preços em conta. Dificilmente você conseguirá comprar comida ou pagar taxi com dolar. Nunca troque todo seu dinheiro no aeroporto. O câmbio e mt desfavorável. Troque o suficiente para pegar um
    Taxi no hotel. Uma dica: os preços de tablets e computadores são absurdamente baixos na Colômbia. Só que não faça a festa: para computadores pessoais acima de um milhão e 500 pesos se não me engano vc paga uma taxa de 14 %. Mesmo assim os preços são mt melhores que o brasileiros. Às vezes dá pra enganar jogando a caixa fora e falando que o computador já era seu... Vai que cola heheje. Um exemplo: o MacBook da Apple ( o lançamento, o pequenininho) custa 10 mil no Brasil. Na Colômbia é possível comprá-lo pela metade do preço.

    ResponderExcluir
  14. Os cartões pré-pagos como o VTM são bem aceitos na ilha?

    ResponderExcluir